Connect with us

História

5 coisas que você não sabia sobre a Hidrelétrica de Furnas

Published

on

Já foi considerada a ‘caixa d’água’ do Brasil, sendo responsável por 1/3 da potência energética de todo o país. No final da década de 50, quando começou a ser construída, a Usina Hidrelétrica de Furnas era a maior obra em curso na América Latina.

5 coisas que você não sabia sobre a Hidrelétrica de Furnas

1. Primeira Usina da Empresa, que leva seu nome

O local em que está instalada, entre São José da Barra e São João Batista do Glória, no Sul de Minas Gerais, no curso médio do rio Grande, em trecho conhecido como ‘Corredeiras das Furnas’.

2. Foi a maior obra da América Latina, à época

Iniciada em julho de 1958, a construção foi de fato finalizada com a estrutura que atualmente possui, no início da década de 70, com a instalação da sétima e oitava unidades, totalizando 1.216 MW.

3. Local estratégico para evitar colapso

O local foi escolhido para evitar, ainda na década de 60, o colapso dos três principais centros urbanos do país: ela fica a 300 km de Belo Horizonte, 400 km de São Paulo e 500 km do Rio de Janeiro.

4. 1/3 da potência nacional

Embora hoje o sistema energético brasileiro não dependa tanto da Hidrelétrica de Furnas, a sua potência já chegou a corresponder a 1/3 da capacidade nacional.

5. Depois dela, outras 8 usinas

A capacidade instalada de todo o sistema de Furnas salta para 6 mil MW nos anos seguintes, com a construção de mais 8 usinas de menor porte no rio Grande.

Continuar Leitura

Mais lidas

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.