História
Conflito indígena antes da Corrida do Ouro em Minas Gerais
Minas Gerais teve registro de mais de 100 grupos indígenas, mas em artigo a professora Maria Leônia Chaves de Resende, professora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Hal Langfur, professor assistente do Departamento de História da State University of New York at Buffalo, dos Estados Unidos, reconhece que embora vasta, a documentação sobre as tribos são esparsas e ficou em segundo plano pelos historiadores.
Eles apontam que a primeira resistência indígena no Estado veio antes da Corrida do Ouro, concentrada na região oriental da capitania, na segunda metade do século XVIII.
‘Durante os séculos XVI e XVII, diversos grupos indígenas haviam se retirado para o interior, fugindo da colonização da costa. No século XVIII, a explosão da mineração provocou uma linha consolidada de construção de vilas e lugarejos coloniais a oeste desses grupos, definidos grosso modo pelo caminho que ia da vila de Matias Barbosa ao sul até Rio Pardo ao norte. O resultado foi a criação de uma zona de refúgio nas florestas a leste da capitania’.