Lugares
‘Retalhos e fuxicos’: uma contribuição para a história de Piumhi
Nessa semana, sem nenhuma cerimônia de lançamento em razão da COVID-19, começou a ser distribuído aos interessados em adquirir o livro duplo “Retalhos e Fuxicos” e “Criança diz e faz cada coisa” de autoria de Maria Joana Rezende Oliveira. A obra vem engrossar a coletânea literária de nossa cidade e representa grande marco de nossa cultura.
Um dos maiores escritores do Brasil contemporâneo é sem dúvida Augusto Cury, que além de escritor é psiquiatra e professor. Dentre os seus diversos ensinamentos destaco a seguinte frase: “O homem sem história é como um livro sem letras”. É com essa pequena, mas profunda frase, que inicio a missão que me foi dada de escrever algumas palavras para o livro “Retalhos e Fuxicos” de autoria de minha amiga Maria Joana de Rezende. Já experiente na arte das letras pelos longos anos que se dedicou à educação seja na condição de professora, diretora e orientadora escolar, agora se faz iniciante na literatura, mas com uma desenvoltura e habilidade de como se tivesse publicado vários livros.
A obra em si é a reconstrução da história de importante ramo familiar de nossa comunidade piumhiense: Rezende Silva. Relatos, descrições e experiências vividas por membros da família foram cuidadosamente garimpados, selecionados e transformados em textos capazes de provocar sentimentos diversos: emoções, saudades, risos e até gargalhadas.
Costurando retalhos e unindo-os aos fuxicos o livro se formou. Trata-se de um registro familiar que hoje será buscado em sua maioria por familiares e amigos, mas que no futuro não muito longínquo será uma importante fonte histórica. Nele os historiadores do futuro se debruçarão à estudo e saberão como como era o cotidiano de uma família que de simples que se fez importante no seio de nossa querida Piumhi. Os relatos genealógicos ajudarão a construir as redes familiares possibilitando que os nossos sucessores conheçam seu berço e sua origem familiar. É o que sempre digo: para conhecer a si próprio é preciso buscar e conhecer as suas origens, e isso só é possível através da história.
Historicamente falando, o livro “Retalhos e Fuxicos”,será de grande valor para a preservação da história não somente da família Rezende Silva, mas de nossa própria Piumhi, pois está impregnado de personagens que fizeram e fazem parte da nossa história. Maria Joana, Nininha do Diquinho, deu com sua obra um grande passo na conscientização de que as famílias precisam registrar a sua história. Quem sabe seu exemplo possa encorajar outras pessoas a fazerem o mesmo com as histórias de suas famílias. A parte da obra de nome “Criança faz cada uma e diz cada coisa” é uma coletânea das anotações do desenvolvimento e situações inusitadas da família envolvendo as crianças.
Parabéns à família Rezende Silva pela linda e emocionante história de superação e parabéns à Nininha pela inciativa do projeto e pela narrativa empolgante e cativante da história da família. Tenho certeza que os precursores da família, Maurílio de Rezende Silva (ou Joaquim Maurílio?) e Maria da Conceição Silva, estão orgulhosos de ver em livro a sua trajetória de luta, determinação e sucesso por gerar 13 filhos, tendo que enterrar dois anjinhos ainda bem pequenos. Verdade seja dita: os patriarcas conseguiram colocar todos os filhos no caminho do bem e do amor e principalmente no serviço à comunidade. Como não se lembrar do coração gigante do “Miro Leiteiro” que fez parte da minha infância e tantos outros como eu… Como não se lembrar com saudade da alegria cativante e do olhar risonho do atleticano roxo “Redondo”. São dois exemplos que ilustram o carisma e a sensibilidade de todos membros da família: as sementes plantadas pelo Murílio Rezende e sua esposa Maria Joana são hoje frondosos frutos.
Quem se interessar pelo livro poderá fazer contato com a Nininha do Diquinho pelo telefone (37)98402-7433 pelo valor de custo de R$ 39,00 que pode ser pago por meio de depósito bancário no Banco do Brasil, agência 0968-7, conta corrente: 28.223-5, devendo o adquirente enviar o comprovante e endereço no telefone acima para receber em casa o livro autografado pela autora.
PROFESSOR E HISTORIADOR Luís Augusto